O que é o Brainspotting?

O Brainspotting (BSP) é uma técnica neurobiológica inovadora que trabalha com o cérebro e com o corpo, em simultâneo. Através de estimulação bilateral, que promove o fluxo de energia entre diferentes regiões do cérebro, e do recurso a um simples ponteiro, o psicólogo localiza neurologicamente, em pontos específicos no cérebro (brainspots), experiências inconscientes, muitas com natureza traumática. Esta técnica ajuda a processar, integrar e transformar essas mesmas experiências, ocorrendo um processo profundamente integrador e curativo dentro do cérebro, que resulta num descondicionamento de respostas emocionais e fisiológicas mal adaptativas que foram condicionadas anteriormente.

Têm sido reunidas evidências quanto à sua eficácia em situações da vida que causam perturbações físicas ou emocionais (e.g. ansiedade, fobias, perturbações do humor) e que podem adquirir cunho traumático, bem como em contextos de coaching e otimização de desempenho (académico, profissional, desportivo, artístico).

No Espaço CAlmaMente contamos com as psicólogas Laura Lemos e Sónia Simões habilitadas nesta técnica e que a utilizam no seu trabalho clínico.


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *