De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde sexual é uma parte muito importante do bem-estar físico e mental de cada indivíduo.
A Sexologia é uma área do conhecimento interdisciplinar que inclui o estudo de atitudes, interesses, comportamentos, desenvolvimento e problemas sexuais humanos. Os Sexólogos estudam os comportamentos sexuais, sentimentos e interações das pessoas e ajudam-nos a resolver quaisquer problemas que tenham sobre as suas experiências sexuais com o objetivo de melhorar as suas vidas.
A Terapia Sexual, intrinsecamente ligada a questões relacionais e ao funcionamento psicológico, tem como principal objetivo oferecer soluções eficazes, viáveis e criativas para a insatisfação com a performance sexual.
As estratégias de intervenção na terapia sexual passam pela conceptualização do caso através duma entrevista clínica de avaliação e de um plano de tratamento apoiado em estratégias terapêuticas para disfunções sexuais especificas.
Apesar de habitualmente serem “necessários dois para dançar um tango”, a terapia sexual pode ser realizada em sessões individuais.