Com a reestruturação do ensino superior em consequência do processo de Bolonha, os estudantes universitários precisam de desenvolver trabalhos de investigação académicos, sendo-lhes exigidos conhecimentos de estatística e de metodologias de investigação científica. Porém, nem sempre estes estudantes detém de conhecimentos tão amplos que lhes permitam desenvolver, de modo autónomo e com a qualidade desejável os seus trabalhos de investigação. Este serviço visa apoiar estudantes (de psicologia e áreas afins), dando-lhes ferramentas para concretizarem trabalhos de investigação (estruturação do projeto, análise estatística e redação da dissertação).

O apoio à elaboração de trabalhos de investigação é prestado por duas professoras universitárias da área da psicologia, com uma vasta experiência de orientação de dissertações.

Porém, refira-se que não é objetivo deste serviço realizar os trabalhos de investigação pelos alunos, mas sim que desenvolvam algumas competências de investigação básicas, essenciais ao cumprimento com sucesso dos seus objetivos académicos. Ou seja, é promovido o trabalho autónomo dos alunos.