Intervenção Psicopegagógica

O início da vida escolar é uma etapa de grande expectativa para a criança e para os pais, mas também é pautado de exigência para a dinâmica familiar. Quando surgem dificuldades escolares colocam-se muitas dúvidas, havendo por vezes a necessidade de procurar respostas que permitam definir estratégias que potenciem o processo de aprendizagem e o progresso académico.

A Avaliação Psicopedagógica surge como preponderante de forma a compreender a natureza das dificuldades e a dar uma resposta sustentada e articulada com os diversos intervenientes, abrindo caminho para uma intervenção focada nas dificuldades exibidas, respeitando as características e capacidades da criança.


 

 

Orientação Vocacional – 9º ano… e agora?

A escolha de uma área de estudo vai ter impacto no leque de possibilidades de carreira no futuro. Esta escolha nem sempre se afigura simples, pois na idade em que têm de fazer estas escolhas muitos jovens não têm ainda consciência dos seus interesses e/ou vocação.

A Avaliação e Orientação Vocacional permitem um conhecimento mais aprofundado do indivíduo mas também um esclarecimento de percursos e possibilidades de forma a sustentar a escolha da área de estudo. Uma escolha mais consciente e informada será um contributo importante para o futuro sucesso escolar/profissional.