A avaliação psicológica tem como objetivo um conhecimento aprofundado, completo e rigoroso do sujeito. Permite aferir as características e competências individuais, contribuindo para uma maior compreensão de possíveis conflitos internos e/ou dificuldades cognitivas, comportamentais, emocionais e no relacionamento interpessoal, com impacto nas diversas esferas da vida do indivíduo. A avaliação psicológica é realizada com recurso a instrumentos validados e adequados à problemática em causa. O processo de avaliação psicológica é iniciado por uma entrevista que visa a recolha de informação relevante para a compreensão do sujeito e que auxiliará a seleção dos instrumentos adequados. Após a administração dos instrumentos de avaliação, é elaborado um relatório que será entregue e/ou discutido na última sessão deste processo.

O recurso a um processo de avaliação psicológica pode ser motivado pela necessidade de avaliação de diferentes áreas de funcionamento do sujeito:
– Capacidades cognitivas/inteligência
– Personalidade
– Funcionamento emocional
– Dificuldades de aprendizagem
– Orientação vocacional
– Quadros psicopatológicos
– Relacionamento interpessoal


A avaliação neuropsicológica visa a caracterização, compreensão e monitorização de diferentes funções cognitivas como a memória, atenção, linguagem e funções executivas. As alterações cognitivas, executivas e comportamentais em crianças, adultos e idosos podem resultar de questões desenvolvimentais, acidente ou doença, tornando-se imprescindível uma avaliação rigorosa que permita uma intervenção adequada e orientada.

A avaliação neuropsicológica será um recurso fundamental nas seguintes situações:
– Dificuldades de aprendizagem
– Perturbações da memória
– Perturbações da atenção
– Perturbações da linguagem
– Alterações do comportamento e/ou do humor
– Traumatismo craniano
– Acidente vascular cerebral
– Défice cognitivo
– Dificuldades nas atividades da vida diária
– Quadros demenciais