Ser pai/mãe não passa apenas por alimentar e cuidar do bem estar físico dos filhos. Também envolve educar os filhos de modo a que se sintam integrados na sociedade, o que implica colocar limites adequados ao seu comportamento, ajustados em função da idade. Acresce que nem sempre é fácil manter um equilíbrio harmonioso entre o recurso a práticas educativas parentais eficazes na gestão do comportamento dos filhos e a manutenção de uma relação afetiva sólida de base.
Assim, por vezes os pais necessitam de aconselhamento parental para ultrapassar alguns desafios à sua parentalidade:
– Aprender a promover comportamentos positivos nos filhos e relações familiares mais harmoniosas.
– Saber lidar com dificuldades comportamentais dos filhos (desobediência, oposição, birras);
– Esclarecer dúvidas sobre o crescimento e o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos seus filhos.
– Aprender a melhor equilibrar práticas educativas eficazes com o necessário sentimento de amor/afeto que os filhos necessitam de sentir por parte dos seus pais;
– Gerir situações de coparentalidade descomprometida ou conflituosa, que acontecem frequentemente após uma situação de divórcio. É útil quando um dos pais precisa de ajuda para melhor comunicar, colaborar e resolver desacordos com o outro elemento parental.
As sessões de Aconselhamento Parental visam contribuir para que os pais compreendam o motivo de algumas dificuldades persistentes no comportamento dos seus filhos ou na interação mantida, reforçando competências e potenciando a criatividade e os recursos parentais existentes.