Um olhar mais sustentável e saudável na sua alimentação 

Chegaram-nos 365 novas oportunidades e com elas chegaram também as nossas resoluções de ano novo. É comum que entre elas esteja “praticar uma alimentação mais saudável”. Desafio-vos, então, a que elaborem melhor essa resolução: “praticar uma alimentação mais saudável E SUSTENTÁVEL”.

A par com o Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, partilho convosco alguns desafios que podem efetivamente trazer algum impacto não só na nossa saúde, mas também na saúde do nosso planeta.

– Fazer pelo menos um prato vegetariano por semana. Às componentes de legumes e de hidratos de carbono, deve estar associada uma componente proteica, como leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas, favas), soja, tofu, seitan ou cogumelos, por exemplo.
– Cozinhar sem sal nenhum pelo menos uma vez por semana. Sabia que o número de indivíduos a sofrer de hipertensão arterial tem aumentado exponencialmente todos os anos e que é uma das principais causas de morbilidade e mortalidade?
– Beber água da rede pública e evitar o consumo de refrigerantes e outras bebidas açucaradas. Atenção que as tisanas e as águas com sabores também contêm açúcar na sua composição, para além de alguns aditivos alimentares artificiais.
– Ingerir sopa, sem batata, pelo menos uma vez por dia. E ter, também, atenção à quantidade de sal e de azeite adicionados à sopa: quanto menos, melhor.
– Reduzir o desperdício, cozinhando apenas a quantidade necessária e reaproveitando as sobras. Ajuda não só o ambiente, mas também a sua carteira.

Comece já 2018 com mais saúde e com um novo olhar para a sua alimentação, um olhar mais crítico e sustentável!

Carla Campos Correia (Nutricionista 3001N)

Para marcar consulta com a nossa nutricionista do Espaço CAlmaMente: 963 039 392


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *