A carreira de psicólogo exige um investimento permanente na formação e na atualização de conhecimentos teóricos e práticos, para poder dar resposta aos desafios da profissão de modo competente. Assim, por vezes é necessário aprofundar conhecimentos de determinadas áreas da psicologia, em função das especificidades do trabalho desenvolvido.

A supervisão clínica tem como objetivo desenvolver competências de reflexão clínica, tomando como base os casos clínicos acompanhados, bem como melhorar capacidades relacionais específicas, essenciais para o estabelecimento de uma boa relação terapêutica.

Nas reuniões de supervisão (que podem ser individuais ou realizadas em grupo), podem ser sugeridos diversos materiais clínicos, nomeadamente instrumentos de avaliação, técnicas de intervenção ou bibliografia adicional pertinente. Acresce a estas reuniões a mais valia de se poder ficar com outra(s) leituras(s) dos casos em acompanhamento, em relação aos quais possa ser particularmente pertinente promover uma discussão de caso.

A supervisão clínica é realizada por duas professoras universitárias que também têm experiência clínica, uma delas privilegiando a vertente cognitivo-comportamental e a outra uma orientação dinâmica.