Intervenção psicológica com crianças, adolescentes e adultos (perturbações de ansiedade, de humor e de personalidade e questões relacionais), usando diversas abordagens: Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia Psicodinâmica, Brainspotting, Hipnose, Coaching e Psicodrama.


 

Consulta do Adulto  (Avaliação Psicológica e Psicoterapia)

A saúde mental é vista pela Organização Mundial de Saúde (2002), como um estado de bem estar (físico, mental e social), no contexto do qual o indivíduo realiza as suas capacidades, é capaz de trabalhar de modo produtivo, contribui para a comunidade em que se insere e consegue fazer face ao stresse normal da vida.

Neste sentido, ter saúde mental não significa apenas a ausência de uma doença ou deficiência mental, mas a presença de um sentimento de bem estar, em que o indivíduo se sente bem consigo e na relação com os outros, tendo recursos psicológicos para lidar de modo eficaz com as adversidades da vida.

Na consulta de psicologia clínica podem ser acompanhadas situações clínicas enquadradas num determinado quadro psicopatológico (e.g., depressão, perturbações de ansiedade, perturbação bipolar, etc.), bem como potenciar capacidades e recursos para enfrentar situações de vida desafiadoras.

Assim, após uma avaliação inicial (com recursos a entrevista clínica e a métodos de avaliação psicológica específicos), o psicólogo acordará com o cliente os objetivos e os métodos terapêuticos mais adequados ao caso, assim como a duração e frequências das sessões, com base nas necessidades e nos objetivos terapêuticos.

Posto isto, podem ser definidos diferentes objetivos terapêuticos, como:
– Diminuição ou superação de sintomatologia psicopatológica que está a interferir com a qualidade de vida do indivíduo;
– Desenvolvimento de competências sociais ou psicológicas (e.g., inteligência emocional, autonomia, lidar com estados emocionais negativos; autocontrolo, autoeficácia, autoconceito; resiliência), que são essenciais para a vida do indivíduo;
– Potenciação de capacidades específicas (como adaptação ao trabalho ou desenvolvimento de relações afetivas mais harmoniosas), que podem ser necessárias em situações de vida particulares;
– Apoio para lidar com fases de vida difíceis (e.g., divórcio, mudança de emprego).


 

Consulta da Criança e do Adolescente (Avaliação Psicológica e Psicoterapia)

Crescer envolve um sem número de desafios característicos de cada etapa do ciclo vital e que se espera que sejam superados com sucesso. Cada criança é única e tem um ritmo próprio que nem sempre vai ao encontro daquilo que a sociedade dela exige. Assim, a gestão emocional dos fracassos e sucessos, das mudanças e adaptações, pode tornar-se exigente e influenciar o bem-estar da criança cujos recursos estão ainda em desenvolvimento.

A consulta de Psicoterapia da Criança e do Adolescente pretende contribuir para o bem-estar individual, potenciando um desenvolvimento emocional e cognitivo equilibrado com impacto positivo na vida da criança/adolescente.